NEWS‎ > ‎

Novo programa de reabilitação vai ajudar a baixar rendas

Publicado a 31/03/2011, 01:48 por House Work   [ atualizado a 18/09/2011, 11:26 por House Work ]
A secretária de Estado do Ordenamento do Território garantiu em 25/03/11 que o programa de reabilitação urbana para promover a recuperação de imóveis degradados, além de fazer a população "voltar aos centros históricos", vai permitir "baixar as rendas".

Fernanda do Carmo sublinhou que os edifícios actualmente degradados ou abandonados nos centros das cidades constituem "um activo económico" para os seus proprietários e que, com o incentivo à recuperação, a "maior oferta" disponível provocará a diminuição do valor das rendas. Um cenário que, sublinhou, será "positivo", tendo em conta os problemas de crédito à habitação que são conhecidos. "Os proprietários têm que perceber que estes edifícios abandonados não são um activo qualquer, mas podem fazer a diferença nos nossos centros históricos", sublinhou.

A governante falava à margem do Fórum "Cidades de Futuro: Atracção pelo Mar", realizado hoje em Viana do Castelo e organizado pelo jornal Diário Económico. Em causa estão três diplomas aprovados pelo Governo na semana passada para reformar os mercados de reabilitação urbana e de arrendamento, avançando com um fundo de 1.700 milhões de euros e um conjunto de medidas que deverão estar operacionalizadas até Junho. "Um dos vectores essenciais é o financiamento e por isso temos mecanismos para garantir que o financiamento chegue às instituições públicas mas também aos privados, que assim possam investir na reabilitação dos seus imóveis", sublinhou a secretária de Estado.

Afirmou ainda que estas medidas voltadas para a reabilitação "têm um grande consenso" e foram delineadas envolvendo cinco ministérios diferentes, defendendo que a recuperação de imóveis degradados nos centros das cidades deverá ser prioritária em relação às novas construções.


Fonte: http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1815516

Diário de Notícias

por Lusa25 Março 2011


Comments